Continuação Parábola
SPLINE - curva não racional, mas que consegue representar com algum rigor.
- Pontos de controle da definição da definição dessa curva quadrática.
A bissectriz da directriz dá-nos a direcção da parábola.
Fizemos a primeira parábola utilizando um método que resulta da ligação entre o ponto inicial e o ponto final da parábola.
- Command: line - ENTER - seleccionar o ponto foco - per - seleccionar duas vezes o ponto que se encontra mais a cima - ligar esse ponto à recta vertical paralelamente à recta horizontal - Esc.
Desenhar uma circunferência auxiliar com o centro no segundo ponto anterior seleccionado.
- Command: C - ENTER - seleccionar o segundo ponto anterior seleccionado e seleccionar o raio mais ou menos à vista de modo a que fique - ENTER
Command: Trim - ENTER
-Command: Line - ENTER - seleccionar o ponto que resulta da intersecção das duas rectas - midpoint - seleccionar o arco - ENTER.
VER FRONTEIRAS
seleccionar com o botão esquerdo do rato a parte da circunferência que ficou exterior às duas rectas auxiliares - ENTER
Desenhar uma linha que defina a direcção da tangente.
-Command: Line - ENTER - seleccionar o ponto que resulta da intersecção das duas rectas - midpoint - seleccionar o arco - ENTER.
VER FRONTEIRAS
- Command: Extend - ENTER - seleccionar o eixo - ENTER - seleccionar a directriz - ENTER.
- Command: Extend - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - seleccionar a directriz - ENTER.
- Command: Mirror - ENTER - Seleccionar a directriz - ENTER - Identificar 2 pontos do eixo, sem contar com o ponto de origem - ENTER.
- Command: La - ENTER
Criar duas layers "parábola 1" (vermelha) e "paránola 2" (magenta) e seleccionar a segunda como layer de trabalho.
- Command: spline - ENTER - m - ENTER - cv - ENTER - d - ENTER - 2 - ENTER - Indicar os três pontos pela ordem seguinte - ENTER.
- Command: SPLINE - ENTER - fit - ENTER - seleccionar o ponto mais superior - t - ENTER - seleccionar a parábola2 - ENTER - seleccionar os sete pontos - t - ENTER.
- Command: Copy - ENTER - seleccionar a parábola mangenta - ENTER - indicar um ponto qualquer à esquerda clicar na tecla esqueda do rato - ENTER - 8 - ENTER - seleccionar outro ponto qualquer ainda mais à esquerda clicar na tecla esquerda do rato - ENTER
Alterar a cor para ciano, da cópia da Parábola
- Command: Trim - ENTER - seleccionar o eixo - ENTER - seleccionar uma das metades de uma das parábola - ENTER.
- Command: vpoint - ENTER - 1, -1, -2 - ENTER
Criar identidade auxiliar ( utilizando xline)
- Command: c - ENTER - origem no ponto de intersecção das duas linhas auxiliares - ENTER - definir o diâmetro da circunferência onde consiga abranjar todos os pontos - ENTER
- Command: Trim - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - tirar as linhas auxiliares que ficam foram do circulo - ENTER
(Apagar o circulo auxiliar )
- Command: surftabe1 - ENTER - 17 - ENTER
- Command: surftabe2 (noutra direccção) - ENTER - 17
Utilizar o comando que cria superfícies de revolução.
- Command: revsurf - ENTER - seleccionar a metade da parábola - seleccionar o eixo - ENTER - 0 - ENTER - 360º - ENTER - ENTER
Command: Vpoint - ENTER -1,-1,-2 - ENTER
Sem comentários:
Enviar um comentário