sábado, 12 de outubro de 2013

Aula 4 ( 27/09/2013)

Recomeçámos a construção do cubo.
Utilizamos  o comando "Box",  para criar o cubo, o "XLine" para a criação de rectas a passar no ponto de origem para posterior criação de uma malha, através do auxílio de outro comando, o "Offset". Outro comando utilizado foi o "Sphere", para a criação das pequenas esferas que inserimos na malha criada no cubo, para a criação do dado.
Vimos também outra maneira de modificar a posição do observador, através do comando "VP" ("Viewpoint Presets"), colocando os valores abaixo indicados:




Recomeçámos então do ponto em que ficámos na última aula, o dado já construído e com a primeira esfera.

Temos então o dado com a primeira esfera , e com recurso á malha criada anteriormente criaremos as outras esferas .
Começando pela face das "6 esferas", com auxílio do comando "Move" passaremos a malha criada do plano horizontal, para o plano da face oposta.
Então:
M (Move)
Enter
F (fence) 
Seleccionamos um ponto acima das rectas e outro em baixo de modo a que se consigam seleccionar todas as rectas.
Enter
Seleccionar um vértice, para a translação da malha
Seleccionar o outro vértice oposto verticalmente para a colocação da malha na face superior.


Temos então a malha na face superior do nosso cubo, e de seguida começamos a criar novas esferas para esta face.
Ou com o comando "Sphere", selecionando 6 intersecções para a criação das "6 esferas" na face superior do cubo ou então com o comando "Copy", copiamos a esfera anteriormente criada e arrastamos até às localizações previstas para as esferas, sendo que temos de seleccionar o centro da primeira esfera para o programa assumir que é a partir do centro 
que se quer copiar a esfera e não de outro ponto qualquer da superfície esférica. 



Repetindo o processo ficamos com a face superior do cubo concluída.



De seguida, iremos representar as outras faces do cubo, e para isso, necessitamos de deslocar a malha não paralela ao plano horizontal paralela ao eixo YZ, e para isso utilizaremos o comando "Align".
Então:
Align
Enter
E seleccionamos os pontos segundo a ordem da seguinte imagem:
Enter


Ficando assim :

Introdução de 4 esferas 


Copiamos então as esferas para o mesmo sítio, ficando com 2 esferas sobrepostas, em cima das 4 criadas anteriormente.
Pois iremos utilizar o comando "Rotate" (outro comando de translação de itens, que 
funciona com indicações de ângulos), neste caso iremos criar a face com as 5 esferas.


Dado 



Seguidamente repetimos o processo, tanto com recurso ao comando "Align" como ao comando "Rotate".


Após "pré-acabado", o cubo, iremos então subtrair as esferas, de modo a que fiquem pequenas concavidades, que darão origem ao   dado.

Introduzimos:
Union
All
Seleccionamos uma esfera, fazendo com que o programa assuma que todos os modelos tridimensionais criados naquele ModelSpace, são como que uma unidade.
Enter
R (Remove)
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter

Utilizamos o comando subtract, subtraindo as nossas esferas do cubo, e ficamos assim com as concavidades onde outrora foram  esferas.
Utilizamos o comando "Subtract" 
Sendo que:
Subtract
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
Seleccionamos uma esfera
Enter

Ficando o cubo assim :

Shademode
Enter
Shaded
Enter

Desfazemos o último passo, chamando o comando "U", e iremos seccionar o nosso cubo, com 3 Plantas (Planta 2,5; Planta 5; Planta 7,5) e 2 Cortes (Corte L (Longitudinal); Corte T (Transversal)).
Para isso, o primeiro passo é a criação de 5 novas Layers .

Chamando o comando "LA" ou "Layer", aparece-nos uma janela, com as layers existentes (normalmente, com uma predefinida pelo programa- "0"):


O símbolo, que está destacado servirá para a criação das novas Layers



Uma vez seleccionada a primeira Layer, prosseguimos então para as plantas, introduzimos:

Section
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
XY
Enter
0,0,2.5 (para a planta 2.5; nas outras introduzimos o valor que consta na própria layer - Planta 5 = 0,0,5; Planta 7.5 = 0,0,7.5)
Enter


Temos então as 3 plantas criadas, prosseguimos então para a criação dos cortes.Iremos seccionar o cubo, só que neste caso os planos que o irão seccionar serão paralelos aos eixos YZ e ZX.
O corte T (Transversal), irá estar paralelo ao eixo ZX:

Section
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
ZX
Enter

O corte L (Longitudinal), irá estar paralelo ao eixo YZ:

Section
Enter
Seleccionamos o cubo
Enter
YZ
Enter


Começámos também a utilizar o Layout ou o PaperSpace.


Criamos mais Viewports 




Vamos então visualizar cada planta na sua Viewport, e para isso vamos utilizar a coluna que está destacada na imagem abaixo, sendo que iremos congelar nessa Viewport que estamos a utilizar as layers que não nos interessam, não impedindo pelo contrário que nas outras Viewports as layers que congelámos apareçam também congeladas nessa visualização.


Congelando em cada janela todas as layers criadas. 





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