-Polegada'' 1''= 0,025 m = 2,3 cm
- Pé'1'= 0,305 m = 30,5 cm
Depois de explicar, concluímos o exercício da aula anterior, dos polígonos.
Começamos então por representar o rectângulo áureo:
- Command: la - ENTER - criar uma nova layer com o nome "rectângulo áureo" - definir a cor roxa para a layer - selecciona-la como layer de trabalho.
Command: C - ENTER - 0,0 - o raio tem que intersectar o rectângulo azul - ENTER .
Ester circulo foi criado para auxiliar na construção do rectângulo áureo.
- Command: POLYLINE - ENTER - 0,0 (ponto de origem) - ENTER - QUA - até intersectar o circulo auxiliar - ENTER - PER
- Seleccionar vértice do rectângulo azul - ENTER e fechar
Preenchimento das formas geométricas realizadas.
- Seleccionar o circulo verde como layer de trabalho.
- Command: REGION - ENTER - seleccionar a circunferência
- Alterar "2wireframe" para "shaded"
- Na segunda imagem fizemos : Command: COPY - ENTER - seleccionar a circunferência - ENTER - colocar a copia para a esquerda - ENTER
- Na terceira imagem fizemos : Command: SUBTRACT - ENTER - seleccionar as duas circunferências - ENTER - seleccionar a circunferência que foi copiada - ENTER - seleccionar a circunferência que foi inicialmente feita - ENTER.
Command: MOVE - ENTER - seleccionar o ponto de origem da circunferência - ENTER - (0.5, 0.5 ) centro da circunferência - ENTER.
- Modo shaded e seleccionar o pentágono como layer de trabalho.
Command: REGION - ENTER - seleccionar o pentágono - ENTER - ENTER.
- Seleccionar a circunferência como layer de trabalho.
Command: REGION - ENTER - seleccionar o círculo - ENTER - ENTER
Seleccionar o pentágono como layer de trabalho.
Command: C - ENTER - 3P - ENTER - seleccionar três pontos do pentágono
Command: OSNAP - ENTER
Command: MOVE - seleccionar a circunferência e o pentágono - ENTER - centrar - ENTER
Apagar a circunferência auxiliar.
Command: erase - ENTER
Passamos a centrar o rectângulo áureo utilizando a translação .
Seleccionamos este rectângulo como layer de trabalho.
Criamos uma diagonal do rectângulo:
Command: line - ENTER - seleccionar 2 vértices de modo que estes definam uma das diagonais - ENTER.
Seleccionar a diagonal feita.
Command: MIDPOINT-ENTER
Ficamos então a saber qual é centro do rectângulo
Passamos agora para o rectângulo 2, seleccionamos como layer de trabalho e utilizamos a diagonal feita anteriormente como auxiliar.
- Seleccionar a diagonal. Command: Strech - ENTER - mover para o vértice da direita do rectângulo que agora se está a trabalhar.
- Seleccionar a diagonal. Command: Midpoint - ENTER.
Command: MOVE - ENTER - seleccionar a diagonal e o rectângulo - ENTER - mover os objectos seleccionados para o centro do quadrado -ENTER
Por último centrar o triângulo equilátero.
Seleccionar o triângulo como layer de trabalho.
Para sabermos o centro do triângulo utilizamos um circulo. Este círculo é colocado dentro do triângulo em que tem que coincidir com os ponto médios de cada lado do triângulo ou pode ser colocado no exterior do triângulo em que tem que passar pelos três vértices deste triângulo.
Command: C - ENTER - 3P - ENTER - MIDPOINT (num dos lados do triângulo) -ENTER - MIDPOINT (noutro dos lados do triângulo) - ENTER - fazer com que o circulo intersecte o outro ponto médio do lado do triângulo que falte - ENTER
Congelar todos os layers, menos o do triângulo e o do circulo.
- Command: Move - ENTER - seleccionar a circunferência e o triângulo - ENTER - mover para o centro - ENTER .
- Apagar o circulo auxiliar e voltar a tornar as layers que foram congeladas visíveis.
Fim do ex dos Polígonos
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